HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Destaque das novas medidas de José Eliton para a Educação, Programa Goiás + Enem na TV estreia neste domingo na TBC
Publicado em: 2018-05-04 18:32:12

Programa de televisão traz dicas para alunos que farão a prova do Enem e complementa o material do Goiás + Enem, que atenderá 40 mil alunos
► Iniciativa do Governo de Goiás é fruto de parceria entre Seduce e a nova TBC e é parte das novas medidas para aprofundar a qualidade da educação
► O Goiás + Enem na TV irá ao ar todo domingo, entre 10h30 e 11h

Entra no ar neste domingo, dia 4 de maio, às 10h30, o primeiro programa do Goiás + Enem na TV, produzido pelas equipes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da nova Televisão Brasil Central (TBC) para oferecer conteúdo de reforço aos estudos dos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Goiás + Enem na TV é parte das novas medidas implantadas pelo governador José Eliton para aprofundar a qualidade da educação pública estadual, que está nas primeiras posições no ranking nacional do Ideb. O programa irá ao ar todo domingo entre 10h30 e 11h.

O lançamento oficial do programa ocorreu no último dia 25 de abril, em solenidade comandada pelo governador José Eliton, pelo titular da Seduce, Marcos das Neves, e pelo presidente da nova TBC, João Bosco Bittencourt. Na ocasião, o governador José Eliton também anunciou a ampliação do Goiás + Enem: uma maratona gratuita de aulas voltada para alunos da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio. Os programas caminharão juntos. "Estamos preparando os jovens goianos para o desafio gigantesco de fazer o Enem que, por sua vez, possibilita abrir perspectivas para o curso superior”, destacou o governador.

Para o titular da Seduce, Marcos das Neves, os programas lançados pelo governo estadual trazem uma série de vantagens aos alunos da rede pública. “Nossos estudantes vão sair na frente quando o assunto é preparação para o Enem. Eles têm à disposição um material muito rico para orientar a rotina de estudos. O Goiás + Enem na TV será reprisado na TBC e também estará disponível em outras plataformas, como as redes sociais, para que o interessado assista no momento em que achar mais adequado”.

Conteúdo
No programa que vai ao ar na TBC, os personagens Frutuoso e Rubirosa estão se preparando para o Enem. Curiosos, tentam tirar todas suas dúvidas com os professores. O periódico vai caminhar junto com o Goiás +Enem. Todo domingo, a edição que vai ao ar será diretamente ligada ao que os alunos estudarão durante a semana. O programa abordará quatro áreas de conhecimento: linguagens; matemática; ciências humanas e ciências da natureza.

O Goiás +Enem na TV será exibido de maio a outubro. Em julho terá edições especiais para estimular os estudos durante o período de férias. Além de ser uma ferramenta extra e gratuita para os alunos da rede pública de ensino, a parceria entre a Seduce e a TBC vai beneficiar os goianos em geral, uma vez que qualquer pessoa que tenha TV em casa pode assistir aos programas e atualizar seus estudos. O conteúdo é sequencial e de fácil compreensão.

Toda a parte pedagógica do Goiás +Enem na TV foi elaborada pela equipe da Seduce. Já a produção e gravação ficam a cargo da TBC, que conta com estrutura de ponta para oferecer aos telespectadores um conteúdo de qualidade. “A ABC está passando por mudanças estruturais e conceituais. Além de um jornalismo mais interativo, estamos focando em projetos que ofereçam mais conhecimento ao espectador, e o Goiás +Enem na TV é um exemplo disso”, destacou o presidente da ABC, João Bosco Bittencourt.

Sobre o Goiás + Enem
Criado em 2015, o Goiás + Enem é uma maratona gratuita de aulas que prepara os concluintes do Ensino Médio para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O período de inscrições vai até 5 de maio, pelo site www.seduc.go.gov.br/goiasenem. As aulas terão início no dia 12 de maio e se estendem até o mês de outubro.

Todo o conteúdo das aulas é preparado por uma equipe capacitada de professores da Seduce, levando em conta a Matriz de Referência do Enem. O objetivo do projeto é reforçar ainda mais a formação dos alunos da rede pública, contribuindo para que alcancem um bom desempenho e tenham sucesso no acesso ao Ensino Superior. Na prática, funciona como uma espécie de “cursinho” gratuito.

Desde que foi lançado o projeto fez tanto sucesso entre os alunos que as vagas precisavam passar por sorteio, tamanha procura. Por determinação do governador José Eliton, o Goiás Enem este ano ampliou as vagas e os municípios atendidos. A partir de agora todas as 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Creces) serão contempladas. A maratona de aulas ocorrerá em 110 municípios, onde funcionarão 200 polos. Resumindo, a abrangência do Goiás Enem este ano é sete vezes maior do que a última edição.

No ano passado, o projeto foi realizado em 28 polos, divididos em 17 Creces. Foram atendidos 4.960 alunos, e a expectativa desde ano é oferecer cerca de 40 mil vagas. Ao final do período de inscrição dos alunos da rede pública estadual, caso haja algum polo com vagas livres, elas serão abertas a outros estudantes da comunidade em geral que queiram participar.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado