HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Recitais Vilaboenses homenageiam o poeta Joaquim Bonifácio de Siqueira
Publicado em: 2017-04-27 12:45:28

O mestre Joaquim Bonifácio de Siqueira será o homenageado da próxima edição dos Recitais Vilaboenses, nesta sexta-feira, dia 28, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. Para abrilhantar a noite, os músicos Ângela Barra e Eduardo Meirinhos (soprano e violão) vão interpretar clássicos de Villa-Lobos, Pixinguinha, Roland Dyens, Guerra Peixe e Cláudio Santoro. O espetáculo tem entrada gratuita.

A série de Recitais Vilaboenses foi iniciada em 2015, numa parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (Emac UFG). A atração cultural, que ocorre toda última sexta-feira de cada mês, foi uma forma de aproveitar a transferência temporária do piano para o Palácio Conde dos Arcos, brindando o público com espetáculos gratuitos e de qualidade. O local de origem do instrumento é o Teatro São Joaquim, que passa por reforma e em breve será entregue à comunidade vilaboense.

No último dia 3, quando foi aberta a Temporada 2017 dos Recitais Vilaboenses, a secretária Raquel Teixeira afirmou que como a série agradou o público amante de música clássica, o Palácio Conde dos Arcos se tornaria sede do piano e da nova temporada dos Recitais, que sempre homenageiam um artista de Goiás.

O homenageado
Joaquim Bonifácio de Siqueira nasceu na cidade de Goiás em 1883. Foi poeta amante da natureza, jornalista, escritor, historiador e professor. Seus versos encantam e abrilhantam a melodia de Noites Goianas, música de Joaquim Santana. Bonifácio foi o criador da bandeira do Estado de Goiás, um dos fundadores da Academia de Letras de Goiás, que surgiu em 12 de outubro de 1904, no Salão de Festas do Palácio Conde dos Arcos, e um dos patronos da Academia Goiana de Letras. Joaquim Bonifácio faleceu em Silvânia, no ano de 1923.

Intérpretes
Ângela Barra é formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona. É mestre em Artes e doutora em Música pela Indiana University, com diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais. Apresentou-se sob a regência de renomados maestros, como Camargo Guarnieri, Emílio de César, Norton Morozowicz, Aylton Escobar, Marshal Gaioso, Eliseu Ferreira, entre outros. Também foi escolhida por compositores brasileiros e estrangeiros para apresentar suas composições. A musicista já ministrou aulas nos festivais de Brasília, Londrina, Tatuí, Goiânia e Vale Vêneto e em Master Classes em Goiânia e em várias outras cidades brasileiras.

Eduardo Meirinhos é violonista clássico com performances que se estendem por diversos países da América do Sul, da Europa e Estados Unidos. Formou-se na Alemanha, na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover, possui mestrado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e é doutor em música-performance (DM – Doctor of Music) na Flórida, EUA, pela School of Music da Florida State University. Meirinhos é professor efetivo de violão na UFG. Em seu currículo somam-se a gravação do CD Radamés Gnattali, Sonatas e Sonatinas, o CD solo Eduardo Meirinhos em Recital (2007), e o CD solo Sonatas por Eduardo Meirinhos, lançado em 2015.

Mais informações: (62) 3201-3004 / 3027
Comunicação Setorial da Seduce

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado