HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Goiás Turismo e Secima retomam o programa Experiências na Natureza
Publicado em: 2017-04-27 12:41:26

A Goiás Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) assinaram Termo de Cooperação Técnica para a realização do programa Experiências na Natureza 2017. O programa foi um sucesso no ano passado e deve recomeçar ainda neste semestre. As novidades para 2017 começam a ser discutidas e os projetos para melhor aproveitamento e cuidados com os recursos naturais das unidades de conservação por onde as expedições do programa percorrem estão na pauta do termo.
O programa faz parte do Plano Goiás Experiências Inesquecíveis criado pelo Governo de Goiás com o objetivo de potencializar os produtos turísticos goianos que possuem como principal característica o uso dos recursos naturais para vivências diferenciadas. O programa realiza eventos de ecoturismo aliados à prática de esportes e contemplação para pessoas que buscam sossego, descanso, esporte e lazer na natureza.

A ideia é movimentar o turismo mostrando o que há de mais bonito em parques e unidades de conservação naturais de Goiás. Ao mesmo tempo, fortalecer a gestão do turismo, descentralizá-la e mostrar a importância que essa atividade tem para a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e minimizando a saída de divisas e favorecendo a balança comercial de Goiás.

Experiência positiva
O programa conquistou, no ano passado, um grande número de atletas goianos e de outros estados e a simpatia da população. O resultado do programa é positivo. Na Serra de Caldas, a primeira expedição realizada, ampliou em 300% a visitação no local, parte do percurso realizado foi transformada em trilha oficial do Parque e entrou para a lista de produtos turísticos do Estado de Goiás. O programa movimenta o segmento do ecoturismo e nestas trilhas, os participantes também aprendem a respeitar e preservar a natureza.
O objetivo é desenvolver atividades de turismo nos parques estaduais, nacionais e em áreas naturais do Estado, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura. Em Goiás, as experiências foram realizadas nos roteiros de maior beleza natural do Estado, por caminhos e trilhas de tirar o fôlego como a Serra dos Caiapós, Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros, Serra dos Pireneus, Santuário Calunga e na Serra de Caldas. Foram realizadas várias expedições e atividades na natureza como caminhadas, corridas, cicloturismo e provas de mountain bike.

Serra de Caldas
O resultado foi tamanho que após a primeira a primeira expedição, realizada em dezembro de 2015, a visitação na Serra de Caldas Novas cresceu 300%. Mais de 130 ciclistas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Ipameri, Corumbaíba e de Uberlândia (Minas Gerais) participaram da primeira expedição, onde puderam observar a Serra e a cidade por mirantes e sentir a temperatura das águas que nascem no Parque Estadual Serra de Caldas Novas (Pescan).

Parte do percurso realizado pelos 130 ciclistas foi transformado em trilha oficial do Parque, inaugurada no dia 30 de abril de 2016, durante a 1ª Corrida Rústica da Serra de Caldas. Cerca de 150 pessoas participaram da competição, denominada corrida de montanha, com percurso de 2,3 km, passando pelas cachoeiras da Cascatinha e do Paredão. A trilha entrou para a lista de produtos turísticos do Estado de Goiás e pode ser visitada por turistas que amam esportes na natureza.

Serra dos Caiapós
A segunda Expedição do Ciclo Vivências ao Ar Livre, com a Travessia Serra dos Caiapós, foi realizada no dia 23 de janeiro de 2016, no mesmo clima de alegria e contemplação das belezas naturais e culturais da região. Com muita garra e determinação, mais de 130 cicloturistas completaram o percurso de 71 km na Serra dos Caiapós. A Serra dos Caiapós é uma área curiosa devido ao acervo fossilífero do período paleozoico (cerca de 500 milhões de anos a.C.).

Terra Ronca
O complexo espeleológico de Terra Ronca, uma das regiões mais espetaculares do estado, foi contemplado na terceira edição do Circuito Vivências ao Ar Livre, com a expedição Travessia Grutas e Cavernas.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2016, os participantes enfrentaram 112 km de pedaladas, saindo da cidade de Guarani de Goiás, com pernoite nas instalações do Parque Estadual de Terra Ronca, chegando a São Domingos, no dia seguinte. Para maior segurança, devido à geografia de Terra Ronca e extensão do percurso, os ciclistas foram acompanhados por carros de apoio.

Chapada dos Veadeiros
A quarta edição do Programa Experiências na Natureza contemplou 130 cicloturistas com as maravilhas da Chapada dos Veadeiros, num percurso de 85 km. O passeio começou em Alto Paraíso e cortou o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, passando por pontos conhecidos e muito procurados por turistas, como o Jardim Maytrea, sede do Parque, corredeiras e cachoeiras, Rio das Cobras, Fazenda São Bento e Vila de São Jorge.

Serra dos Pireneus
No mesmo clima de aventura, os 130 cicloturistas pedalaram por 56 km dentro do Parque Estadual Serra dos Pireneus, em um cenário de Cerrado e belas nascentes, no dia 26 de março de 2016. A Serra dos Pireneus é um divisor de águas das duas mais importantes bacias hidrográficas do Estado de Goiás. As águas que correm pra o Norte formam a bacia do Tocantins, já as que escoam para o Sul, integram a Bacia do Rio Paranaíba, que um pouco adiante compõe a bacia do Prata.

Mountain Bike no Sítio Histórico Kalunga
Uma competição de Moutain Bike realizada no Sítio Histórico Kalunga, localizado no norte do Estado, que faz parte do Patrimônio Cultural Brasileiro, teve a participação de 150 ciclistas de Goiás, Distrito Federal, Bahia e Piauí. Com percurso de 85,8 km a grande aventura começou em Cavalcante e foi até à comunidade Engenho 2, no dia 16 de abril do ano passado.
Lugares lindos como o mirante da Serra de Nova Aurora, Fazenda Pequi, que faz a ligação de uma estrada cavaleira, já em território quilombola e as nascentes dos rios Maquiné, Curriola e Capivara encantaram os participantes. Foi um momento único para contemplação da natureza, em um ambiente exótico, singular, carregado de tradições. Em contrapartida, os atletas doaram material escolar às comunidades quilombolas.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado