HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Câmpus da UEG em Itumbiara pode oferecer curso de Medicina já em 2018
Publicado em: 2017-04-11 10:45:14

Câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Itumbiara pode ter curso de Medicina já em 2018. Os trabalhos internos e as articulações com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Itumbiara já estão em andamento há algum tempo. A abertura do curso se inscreve no Redesenho Institucional, pelo qual passa a UEG, e se insere na reformulação da oferta de cursos pela universidade.

O curso é uma demanda antiga do município. “Foi uma demanda que surgiu há alguns anos, com expectativa vinculada aos investimentos na construção do câmpus pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Desde então tem sido estudada, com interrupções circunstanciais. Ao mesmo tempo em que nos preparávamos internamente, os poderes estadual e municipal acertaram os primeiros investimentos para se vislumbrar como possibilidade real a abertura do curso na cidade”, afirma o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer.

Há em andamento na instituição um Grupo de Trabalho destacado para formatação do Projeto Pedagógico do Curso, cujo modelo será o de formação médica voltada para atenção básica à saúde e metodologicamente orientado pelo modelo Problem Based Learning, hoje comum na formação médica. Para que seja formalmente criado, o projeto precisa antes passar pelos Conselhos Superiores da UEG, o que deve acontecer o mais breve possível.

Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

Capacidade
Com graduações em Educação Física, Enfermagem e Farmácia, o Câmpus UEG Itumbiara se encontra praticamente estruturado para receber o novo curso, faltando, porém, ainda vários equipamentos laboratoriais. Convênios com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Prefeitura Municipal garantirão profissionais para compor o corpo técnico e também docente do novo curso, além do acesso dos estudantes à rede de saúde municipal e estadual, que será o campo clínico para as aulas práticas.

Desde 2015, a cidade de Itumbiara está habilitada pelo Ministério da Educação como cidade apta a receber um curso de Medicina. “A cidade buscou se qualificar para a abertura do curso. Criou os mecanismos e fez os investimentos necessários. Isso é importante a ser destacado. O poder público atuou em parceria com a Reitoria; não apenas nos procurou com a demanda, mas auxilia na busca de soluções”, ressalta o reitor.

Esse conjunto de fatores, que se encontra em sintonia com os pressupostos do Redesenho Institucional pelo qual passa a UEG, foi primordial para a proposta do curso. “Recebemos inúmeros pedidos de aberturas de cursos, mas temos sido cautelosos em nossas análises. A abertura de um novo curso é uma responsabilidade séria. Não podemos abrir cursos sem que os câmpus e as cidades estejam preparadas para isso”, pondera Haroldo Reimer.

Concurso público
Para dar início à criação do curso, a Reitoria da UEG apresentou como demandas para o Governo do Estado e Prefeitura de Itumbiara a autorização para concurso público para contratação de 14 professores, obter a disposição de servidores da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde para atuação no curso e aporte financeiro de 2 milhões para compra de mais equipamentos. Além do Governo do Estado, a Prefeitura participará deste aporte em prol da UEG e do curso.

“Pedimos também empenho do prefeito de Itumbiara na articulação para obtenção de emenda parlamentar de bancada em favor da UEG junto a bancada federal goiana. Esperamos, também, que com a abertura do curso, e os gastos para sua manutenção, haja o aumento da vinculação constitucional da UEG. Esses são passos fundamentais para que possamos ofertar o curso com qualidade”, observa o reitor.

O anúncio realizado na cidade no último sábado, 8, constitui um primeiro e acelerado passo para a concretização do projeto do curso de Medicina na UEG. A realização do concurso público e o atendimento das demais demandas, contudo, estão no caminho desta importante realização, que será um marco para a UEG, para a cidade e para o Estado.
Assessoria da UEG

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado