HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Artistas goianos abrem exposição no Chile
Publicado em: 2017-04-11 10:36:25

Dois artistas plásticos goianos, Gerson Fogaça e Pitágoras Lopes, vão expor seus traços em Santiago, no Chile, a partir de quinta-feira, dia 13. A abertura da mostra Instinto está marcada para as 11 horas (horário local), na Sala Alcázar do Museu Histórico e Militar.
Instinto é composta por 22 obras, 11 de cada artista, sob a curadoria da cubana Dayalis Gonzáles Perdomo e do goiano Gilmar Camilo. O público chileno poderá apreciar as telas até 16 de julho. Em seguida, a exposição, que é itinerante, virá para o Museu de Arte de Goiânia (MAG).
O projeto tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura, gerido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia (Prefeitura de Goiânia). No Chile, a coordenação da exposição está a cargo da Universidade Tecnológica Metropolitana do Estado do Chile, com apoio da Embaixada do Brasil.
A produção é de Malu da Cunha. “A exposição faz parte da comemoração de 10 anos de intercâmbio que mantemos com a universidade chilena”, afirma ela. As ações, segundo Malu, serão registradas em um livro de 200 páginas que será lançado ainda no primeiro semestre de 2017.
“Quando vejo suas obras o que mais me comove é a sinceridade, a paixão desenfreada, a transparência sem poses. Ambos são desses raros artistas, cada vez mais raros artistas, que não sabem fazer outra coisa que não seja pintar. A arte é para eles instinto vital, espaço que lhes permite que se mantenham conectados com a realidade, permanecer como seres humanos em seu meio”, afirma Dayalis na apresentação dos trabalhos de Fogaça e Pitágoras.
Os dois artistas e a equipe brasileira de produção e curadoria desembarcaram no Chile no sábado, dia 8, para acompanhar a reta final da montagem da exposição e participar de outras ações e eventos. Um deles é uma palestra sobre aspectos culturais e artísticos de Goiás a partir do trabalho desenvolvido no Museu de Arte Contemporânea de Goiás pelo curador Gilmar Camilo nos últimos 15 anos.

Os artistas
Gerson Fogaça nasceu na cidade de Goiás, em 1967. Tem no currículo individuais no Chile, na Espanha, na Bélgica, em Cuba, na Argentina e na Alemanha. Pitágoras Lopes nasceu em Goiânia, em 1964. Assinou individuais na Espanha, na Venezuela e nos Estados Unidos. Ambos são autodidatas, vivem atualmente em Goiânia e seus trabalhos já percorreram várias cidades brasileiras.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado