HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Vem aí mais um Hugol na Comunidade
Publicado em: 2017-04-05 13:08:07

Os moradores da Região Noroeste de Goiânia recebem das 9 às 14 horas deste sábado, dia 8, o 2º Hugol na Comunidade. São ações que promovem educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento. O evento será no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo. O Hugol tem o mesmo perfil de alta complexidade que o Hugo 1, com atendimentos em urgência e emergência.
Na área da saúde serão ofertadas atividades de aferição da pressão arterial, testes de glicemia, HIV e hepatites B e C, vacinação para adultos, orientação nutricional, além de orientação sobre diversos temas que compõem o perfil de atendimento do Hugol. Os participantes também serão encaminhados para o acesso aos direitos de cidadania, como Bolsa Família, emissão de RG, Passaporte do Idoso e Passe Livre para pessoas com deficiência.
No quesito estética, o evento oferecerá cortes de cabelo, curso de tranças e design de sobrancelhas e, para o entretenimento, vários brinquedos para as crianças, além de picolé, pipoca e algodão-doce. O acesso a essas atividades de beleza e diversão só será concedido após o participante receber orientações de saúde, garantindo que a educação em saúde seja realizada com todos os presentes no evento.
Outra perspectiva do Hugol na Comunidade é o incentivo ao voluntariado, pois todos os recursos foram de doações de empresas e instituições. A equipe é essencialmente composta por voluntários acadêmicos de cursos superiores da saúde e de colaboradores que doarão seu tempo e seu conhecimento para proporcionar um dia especial à Região Noroeste, servindo também como campo de ensino para os estudantes, que terão a possibilidade de desenvolver a prática da saúde pública.

Histórico
O primeiro Hugol na Comunidade foi em abril do ano passado e realizou 1.847 atendimentos, graças ao apoio de 300 voluntários, entre acadêmicos e profissionais da saúde, artistas – palhaços e músicos – e parceiros de empresas e instituições, no Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus.
Os moradores da comunidade participaram de uma pesquisa na saída do evento para avaliar a ação (concedendo uma nota de 1 a 5) e também sugerir temas para uma próxima atividade. A nota média de análise positiva foi 97% (respostas 4 e 5, significando bom e ótimo, respectivamente).
Déborah Evelyn Gomes da Silva, acadêmica do 5º período de Enfermagem e voluntária no evento, relatou que a saúde coletiva é muito importante para o cidadão, auxiliando ao ofertar informações. “Nós, como futuros profissionais de saúde, já estamos promovendo a saúde desde agora. Para nós foi uma experiência ótima, pois estamos desenvolvendo nossa técnica e aprendendo com os que já têm experiência”, afirma a estudante.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado