HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Cineteatro São Joaquim será inaugurado em maio
Publicado em: 2017-04-05 13:05:51

O Cineteatro São Joaquim deve ser inaugurado no próximo mês de maio. As obras de restauração do espaço estão em fase final. A maior parte da estrutura física está concluída, e os equipamentos de som, projeção e iluminação estão sendo testados. O Cineteatro volta com adequações de acessibilidade e pronto para receber eventos de teatro e cinema.
A requalificação do espaço teve início em julho de 2015. O edifício do Cineteatro São Joaquim foi inaugurado em 1857, por iniciativa de comerciantes da antiga capital de Goiás. Durante a fase áurea do teatro, que durou mais de 30 anos, a cidade vivenciou peças teatrais e musicais que contribuíram decisivamente para a formação artística daquela população. Em 1909, outra atividade foi incrementada no local, com a instalação do cinema. No início da década de 90, o teatro passou por reforma e adaptação de suas instalações, e tem se consolidado desde então, como palco de importantes apresentações culturais da cidade e casa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
No último fim de semana, a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, acompanhada da prefeita da cidade, Selma Bastos, fez uma visita às obras. Raquel ressaltou a importância da obra para a cidade, que tem a forte característica de ser um berço cultural. “O Cineteatro renovado fortalece o título de Patrimônio Histórico da cidade”, disse Raquel.
O restauro do Teatro é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O prédio é propriedade da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a obra é de responsabilidade da Prefeitura e os recursos são federais, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, do Ministério da Cultura. O PAC Cidades Históricas está realizando seis obras estruturantes na cidade de Goiás (GO), primeira capital do Estado, que este ano completa 290 anos de fundação. São seis obras estruturantes: a recuperação da Ponte da Cambaúba, as restaurações da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, do Mercado Municipal e da sede da Prefeitura e as requalificações da Diocese – instalação do arquivo diocesano e do Cineteatro São Joaquim. Quatro dessas obras já foram concluídas e as duas restantes serão entregues este ano – a restauração da sede da Prefeitura e o Cineteatro São Joaquim.

O Cine Teatro
Com problemas estruturais considerados graves pelo Iphan, o Cine Teatro passou por uma obra de requalificação que irá proporcionar uma readequação arquitetônica do prédio em relação às demais construções do Centro Histórico. Depois de pronto, o prédio irá receber um painel com o tema Serra Dourada, feito pelo artista goiano Elder Rocha Lima.
“O Teatro tinha uma arquitetura dos anos 1960, muito importante, mas muito descaracterizada. Em sua essência, não agregava tanto valor ao conjunto arquitetônico da cidade”, explicou a presidente do Iphan, Kátia Bogéa. “O novo Cine Teatro São Joaquim trará novos ganhos para a cidade de Goiás, com equipamentos renovados, mas sua alma resguardada. A cidade precisa desses espaços culturais que estejam inseridos nessa contemporaneidade e atendam a população da melhor forma possível”, destacou a presidente do Iphan.

Com informações das assessorias de comunicação da Seduce e do Ministério da Cultura

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado