Profissionais da ABC são homenageados pela UBE-GO

O assistente de comunicação e responsável pelo quadro Espaço Literário do programa Fala Goiás em Rede da Rádio Brasil Central AM e RBC FM, Cristiano Deveras, foi homenageado pela União Brasileira de Escritores (UBE-GO) na noite desta terça-feira (3). Ele recebeu o Diploma de Personalidade Cultural de 2019.

A homenagem fez parte do evento de entrega do Troféu Tiokô, promovido pela entidade na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Mazé Alves, do Departamento de Conteúdo da TV da Agência Brasil Central, também foi homenageada como integrante do Conselho Estadual de Cultura. O Conselho recebeu o Troféu Destaque Cultural.

Troféu Tiokô

O Troféu Tiokô visa reconhecer méritos e estimular ações artísticas e culturais no Estado. Foi instituído em 1974, na gestão do presidente Miguel Jorge. As indicações são feitas pelos integrantes da diretorias da UBE-GO, que votam em escrutínio secreto para definir os premiados.

A palavra “Tiokô” significa “Boneca Karajá”. O troféu símbolo da premiação da UBE-GO foi concebido pela artista plástica Dina Cogolli, que se inspirou na tradicional boneca de cerâmica feita pelos índios Karajá.