Iris Rezende anuncia reajuste de 12,84% no salário dos professores municipais

Aumento do piso salarial da categoria foi confirmado durante participação ao Fala Goiás em Rede desta sexta-feira, 7

Prefeito Iris Rezende durante entrevista a Josiel Menezes, no Fala Goiás em Rede

Texto: Maria Antonieta Toledo/ABC Digital
Foto: Silvano Nascimento

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, anunciou que concederá aumento de 12,84% no piso salarial dos professores da rede municipal de Educação, durante sua entrevista ao programa Fala Goiás em Rede, das rádios Brasil Central AM e RBC FM, na manhã desta sexta-feira, 7. Conduzido por Josiel Meneses e Viviane Gontijo, o programa foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Agência Brasil Central, e retransmitido por diversas emissoras parceiras, no interior do Estado.

Educação

Em sua participação, Iris Rezende comentou que o aumento salarial de quase 13% aos professores municipais atende a um apelo antigo da categoria por melhores vencimentos. “Estamos revertendo aos professores, responsáveis pela condução educacional das nossas futuras gerações, os benefícios advindos do corte de despesas e de combate à sonegação fiscal promovidos nestes últimos anos”, analisou.

Ainda sobre a área da Educação, ele contou que tem atuado diretamente para combater o déficit de professores, que se aproximava a 1.500 profissionais na época da sua posse, tendo nomeado nos últimos anos mais de 600 professores para recompor o quadro; e com vistas futuras a nomear outros.

Para combater o déficit de vagas no ensino fundamental, que beirava a duas mil crianças, o prefeito alegou que investiu na ampliação do número de salas de aula, e no regime de dedicação exclusiva dos professores.

Conclusão das obras

O prefeito foi categórico ao afirmar que vai finalizar todas as obras iniciadas na capital durante a sua atual gestão. Disse que os cronogramas se encontram dentro dos prazos estabelecidos e que sua equipe tem trabalhado inclusive aos finais de semana para a conclusão dos projetos, que envolvem as áreas de mobilidade urbana, educação, saúde e asfaltamento. “A chegada do período de estiagem vai permitir dar um novo ritmo aos trabalhos”, argumentou.

Atenção primária na saúde

Ao comemorar os avanços conquistados na saúde pela sua administração, Iris Rezende recordou que, ao assumir a prefeitura, encontrou um quadro que beirava caso de polícia. “Vimos casos absurdos de cirurgias que sequer haviam sido feitas e já tinham sido pagas”, alegou.

Ele comentou que sua equipe tem focado em conferir agilidade na transferência de pacientes das unidades básicas de saúde, quando esses precisam encontrar um leito de hospital com maior rapidez. “Hoje não é mais comum você ver pacientes morrendo nas UBS à espera de um leito hospitalar”, pontuou.

Para melhor acolher o grande volume de pessoas que buscam diariamente as unidades básicas de saúde, Iris Rezende contou que construiu mais de 40 unidades e ampliou outras já existentes.

Trajetória política

Em vários momentos da entrevista, o prefeito, que acumula mais de 60 anos de vida pública, pontuou passagens importantes da sua trajetória, mencionando desde o seu início como presidente de grêmio estudantil ainda na juventude, passando pela sua eleição como o vereador mais jovem de Goiânia à época, e seu primeiro mandato como prefeito de Goiânia, em 1965, momento esse que lançou o formato de mutirão de atendimento à população, e o popularizou perante a classe política nacional, que passou a se inspirar neste modelo de gestão.

Participação especial no Goiás contra o Crime  

O prefeito Iris Rezende aproveitou a visita à Agência Brasil Central para também gravar uma participação especial no programa Goiás contra o Crime, da TV Brasil Central. Ao apresentador Túlio Isac Filho, o político declarou que vai asfaltar, ainda esse ano, os 31 novos bairros que foram criados na capital desde 2008. “Sei do inconveniente que é viver em uma rua sem asfalto. Meu foco sempre foi promover a urbanização de Goiânia desde os primórdios da minha vida pública”, declarou.

Ele também comentou sobre a recente inauguração do novo sistema de monitoramento por câmeras disponibilizado pela Prefeitura. Se apresentando com um entusiasta da tecnologia, Iris Rezende explicou que hoje 50 pontos da capital são monitorados por câmeras, o que contribui para inibir a criminalidade, e auxiliar a polícia a identificar os transgressores. Ele também demonstrou empenho em levar para todas as regiões de Goiânia esse tipo de monitoramento.

Reconhecimento

Em suas duas participações em entrevistas na Agência Brasil Central (rádios e TV) nesta sexta-feira, Iris Rezende agradeceu pelo espaço concedido para poder comunicar com maior transparência aos goianienses sobre os avanços e prioridades da sua gestão. Enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais da ABC, focados em fazer uma comunicação de qualidade e com profissionalismo.

ABC Digital