Criada há 70 anos, a Rádio Brasil Central amplificou a voz de Goiás

Artigo de José Roberto Leão, presidente da Agência Brasil Central, em ocasião dos 70 anos da Rádio Brasil Central

Imagem comemorativa do 70 anos da Rádio Brasil Central

É grande a alegria de estar à frente da Agência Brasil Central (ABC), em um projeto de valorização dos seus veículos de comunicação idealizado pelo governador Ronaldo Caiado, quando da comemoração dos 70 anos da Rádio Brasil Central AM e 47 anos da RBC FM, comemorados no dia 3 de março. Nossa Rádio Brasil Central ajudou a expandir as fronteiras de Goiás para o Brasil e o mundo e foi fundamental também na consolidação do seu desenvolvimento econômico e social.

Pelas diversas ondas de transmissão da Rádio Brasil Central, Goiás era ouvido em todo o país e em muitas outras partes do mundo. A partir dessa amplificação da voz de Goiás, Brasília também foi criada e ganhou corpo, elevando o Estado a uma nova escala evolutiva na comunicação e na participação da vida brasileira.

A história da Rádio Brasil Central AM se confunde com a história de Goiânia, de Goiás e do Brasil. Fundada em 3 de março de 1950, com a missão de defender a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central, nossa emissora foi muito além: tornou-se uma referência cultural, divulgando a música goiana e brasileira e as artes de forma geral; se fez como referência política, entrevistando personalidades e cobrindo os principais fatos dos gabinetes e das ruas; e credenciou-se como uma referência jornalística, mantendo um dos mais longevos programas do gênero no país, O Mundo Em Sua Casa.

Tornou-se, mais do que isso, um ponto de encontro para todos os brasileiros, sobretudo aqueles que residem afastados dos grandes centros, nos rincões, e que por meio da rádio puderam se conectar com parentes e amigos distantes. Ela era a carta oral que informava sobre a vida dos seus parentes distantes.

Ao longo de 70 anos, a Rádio Brasil Central cumpriu com altivez e competência sua missão como veículo de comunicação social. Deixo aqui minhas felicitações e um forte abraço a todos os profissionais que contribuíram com sua garra e profissionalismo para esta brilhante jornada! É um grande orgulho fazer parte dela!

José Roberto Leão é presidente da Agência Brasil Central (ABC)