ABC comemora Dia Mundial do Rádio

Data comemora primeira transmissão da Rádio das Nações Unidas, em 1946

Imagem alusiva ao Dia do Rádio

Agência Brasil Central (ABC) interage com mundo da comunicação na comemoração hoje, 13, do Dia Mundial do Rádio, como detentora de duas importantes emissoras brasileiras, a Rádio Brasil Central AM e a RBC FM. A data comemora a primeira transmissão da Rádio das Nações Unidas, em 1946, e é um momento para a sensibilização de todos os que lidam com o veículo da sua importância na garantia das liberdades, que são fundamentais para o desenvolvimento humano e social.

Criado em 1896, o rádio foi oficialmente inaugurado no Brasil em 7 de setembro de 1922, quando transmitiu um pronunciamento do presidente da República Epitácio Pessoa. A primeira rádio, no entanto, a Sociedade do Rio de Janeiro, fundada pelos pesquisadores Edgard Roquette Pinto e Henrique Morize, foi inaugurada oficialmente em 20 de abril de 1923.

As rádios da ABC são agentes importantes da comunicação e da história de Goiás, estando a AM completando, neste ano, 70 anos de fundação. Para comemorar, está desenvolvendo um projeto de resgate dessa história, com ex-funcionários, muitos dos quais remanescentes do período inicial de suas transmissões. A RBC FM foi inaugurada em 1974, completando agora 46 anos de funcionamento. Este é um dia de alegria e de celebração para a ABC e suas emissoras de rádio.

ABC Digital